CISP define metas e ações

Reunião da Cisp em Balneário Camboriú

A comissão Intermunicipal de Segurança Pública esteve reunida na manhã desta quarta-feira (27), na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. A assinatura do protocolo de intenções para criação do Consórcio Intermunicipal entre os 11 municípios da região foi definida como prioridade para que possa ser possível a elaboração das frentes de trabalho conforme a demanda de cada município.

Durante o encontro também foi debatido a situação da Penitenciária Regional e dos presídios de Balneário Camboriú e Itajaí.

A parte de consenso entre os membros da comissão é de desenvolver ações mais contundentes com maior envolvimento de entidades sociais e representativas, autoridades e lideranças comunitárias.

Nos 11 municípios que integram a CISP podem ser realizados abaixo assinados com expectativa de cerca de mil assinaturas colhidas em cada uma das cidades para reivindicação ganhar a força popular. De acordo com o Vereador Dão Koeddermann, Presidente do Parlaamfri, a entidade vai iniciar um movimento nas Câmaras de Vereadores para que o Estado tenha uma política efetiva de segurança pública com resultados imediatos e para médio e longo prazo.

Dão defendeu a ampliação e a construção de novos Centros de Internação Provisória para promover a reintegração social de maneira que os menores não voltem a cometer crimes e possam arrumar um trabalho através de cursos profissionalizantes durante a custódia no CIP. A ocupação de trabalho também foi defendida aos presidiários nos sistemas carcerários.

Ainda durante o encontro, Santiago Martin Návia, membro da comissão, relatou dados de um diagnóstico sobre o consumo de Crack na região e convocou os representantes da CISP para uma reunião específica sobre o tema onde possam ser analisados os dez itens recomendados pelo Conselho Nacional dos Municípios e sugeriu um plano emergencial de combate a droga na região.

O Observatório do Crack no Brasil em cada uma das regiões pode ser acessado no site do Conselho Nacional dos Municípios: www.cnm.org.br/crack.

Fonte: Escrito por Fernando Carnevalli, Assessoria de Imprensa da Câmara.

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: